Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

“Isso não é conversa de bar”, diz Moraes

Alexandre de Moraes | Foto: Rosinei Coutinho/STF

Ao apresentar seu voto no julgamento do “núcleo crucial” da trama golpista, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, resgatou falas de Jair Bolsonaro em discursos de 7 de Setembro de 2021 para mostrar que o ex-presidente ‘aumentou exponencialmente as agressões e ameaças ao STF’. A informação é do O Antagonista.

“Uma grande crise institucional, em relação inclusive ao Poder Legislativo, foi criada, quando o então presidente, hoje réu, Jair Messias Bolsonaro, em seus discursos – tanto o discurso no 7 de Setembro aqui em Brasília, quanto na Paulista, em São Paulo – passou a fazer uma série de ameaças e afirmou, categoricamente, que, a partir daquele momento, descumpriria ordens judiciais.

E mais: instigou milhares de pessoas presentes e milhões de pessoas pelas redes sociais, instigou contra o Poder Judiciário, contra o Supremo Tribunal Federal, contra seus ministros. Instigou ameaçando gravemente todos esses integrantes.

O réu Jair Bolsonaro, se referindo ou se dirigindo ao ministro então presidente, Luiz Fux, disse:

‘Ou o chefe desse Poder enquadra o seu, ou esse Poder pode sofrer aquilo que não queremos, porque nós valorizamos, reconhecemos e sabemos o valor de cada Poder na República.’

Uma frase que confessa novamente de viva voz, perante milhares de pessoas presenciais, o crime de abolição do Estado Democrático de Direito, como todos sabemos, de tentar abolir.

Clara ameaça, grave e clara ameaça de impedir ou restringir o livre exercício do Poder Judiciário.

Afirma ainda, e continua dizendo:

‘Temos um ministro do Supremo que ousa continuar fazendo aquilo que nós não admitimos.’

Só nas ditaduras, juízes ou ministros fazem o que um ditador determina.”

Moraes citou outra fala de Bolsonaro de 7 de setembro de 2021:

“Ou esse ministro [Alexandre de Moraes] se enquadra ou ele pede para sair. Não se pode admitir que uma pessoa apenas, um homem apenas turve a nossa liberdade. Dizer a esse ministro que ele tem tempo ainda para se redimir, tem tempo ainda de arquivar seus inquéritos. Sai, Alexandre de Moraes. Deixa de ser canalha. Deixa de oprimir o povo brasileiro. (…) Dizer a vocês que qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já esgotou. Ele tem tempo ainda de cuidar da tua vida.”

Moraes comentou:

“Veja, isso não é conversa de bar, isso não é alguém no clube conversando com amigo. Isso é um presidente da República no 7 de setembro, a data da Independência do Brasil, instigando milhares de pessoas contra o Supremo Tribunal Federal, contra o Poder Judiciário, especificamente contra um ministro do Supremo Tribunal Federal.

Nós estamos falando de 7 de setembro de 2021.

Recentemente, frases semelhantes foram ditas para tentar nova interferência, agora internacional, na independência desse Poder Judiciário.

Qualquer pessoa decente, qualquer pessoa decente e de boa-fé, sabe que um líder político num alto cargo, instigando, insuflando milhares de pessoas dessa forma, aumenta exponencialmente as agressões, ameaças ao Supremo Tribunal Federal, aos ministros do Supremo Tribunal Federal e às suas famílias. Atitudes criminosas confessadas no dia 7 de setembro.”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado