A preocupação com crime e violência subiu 12 pontos após a megaoperação no Rio de Janeiro, aponta uma pesquisa global conduzida pela Ipsos, divulgada nesta terça-feira (2). Em outubro, o tema preocupou 40% dos brasileiros. Neste mês, o levantamento revelou que 52% temem o problema.
A informação é da CNN. Em um ranking de 30 países, o Brasil é o sexto mais preocupado com o tema, ficando atrás de África do Sul (56%), Suécia (58%), México (60%), Chile (61%) e Peru (70%).
A mudança ocorre após a megaoperação que deixou 122 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, no final de outubro.
Nomeada de "Operação Contenção", a megaoperação utilizou cerca de 2.500 agentes e tinha como objetivo combater a expansão territorial da facção criminosa CV (Comando Vermelho). Foram cumpridos aproximadamente 100 mandados de prisão contra lideranças do grupo criminoso.
Após o resultado da ação no Rio, o tema passou a ser considerado pauta número 1 na política brasileira, principalmente entre o Poder Legislativo e Executivo.
Outros temas que preocupam o Brasil são a pobreza e desigualdade social (38%), assistência médica (36%) e a corrupção financeira/política (34%). No mês passado, as maiores preocupações dos brasileiros eram: crime e violência (40%), corrupção financeira e política (39%), assistência médica (33%) e pobreza e desigualdade social (33%).