O deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) defendeu nesta quinta-feira (7), na Assembleia Legislativa, o fortalecimento das relações comerciais entre o Rio Grande do Norte e a China. A proposta é uma alternativa diante da nova taxação dos Estados Unidos, que pode atingir 98% das exportações potiguares para o país.
Entre os setores afetados estão a fruticultura e a indústria salineira, que podem ter queda na produção, no emprego e na arrecadação. Para Kleber, a aproximação com a China representa uma oportunidade estratégica. Desde 2021, o país asiático é o principal parceiro comercial do RN. Só em 2024, as importações potiguares da China somaram R$ 260,8 milhões — três vezes mais que as importações dos EUA.
“Estamos diante de uma oportunidade estratégica para ampliar o papel do RN como porta de entrada para o investimento internacional no Nordeste, com foco em energias limpas, inovação e sustentabilidade”, pontuou.
O deputado também destacou a criação da Frente Parlamentar da Cooperação Econômica e Diplomática entre o RN e a China, instalada em julho e presidida por ele. Um dos primeiros frutos da parceria é a chegada do Instituto Confúcio à UFRN, que vai oferecer cursos de mandarim e intercâmbio cultural.
A Frente Parlamentar da Cooperação Econômica e Diplomática entre o Rio Grande do Norte e a República Popular da China, ocorrida no mês de julho, presidida por Kleber Rodrigues, conta com os deputados Neilton Diógenes (PP), Hermano Morais (PV), Dr. Kerginaldo (PL) e Ivanilson Oliveira (União) como membros. “O colegiado é uma iniciativa pioneira no país e mostra o nosso compromisso com soluções concretas para ampliar mercados e garantir competitividade aos produtos potiguares”, finalizou.