A deputada Cristiane Dantas (SDD) denunciou a possibilidade de cobranças indevidas feitas pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do RN (IPERN) e cobrou esclarecimentos.
Durante a sessão parlamentar desta quinta-feira (22), a deputada apresentou requerimento solicitando informações ao IPERN sobre a existência de descontos não autorizados e empréstimos consignados feitos sem a autorização nos contracheques de aposentados do serviço público estadual.
“Já tivemos relatos de casos e requeri ao IPERN informações sobre se no RN, desde a implantação do sistema até a presente data, houve descontos sem autorização prévia sobre aposentadorias, auxílios ou pensões”, disse Cristiane.
Ela também pediu que o Instituto informe quais providências foram tomadas para suspender os descontos e reembolsar os valores, caso as irregularidades sejam confirmadas.
“Solicitamos ainda que seja informado quais sindicatos ou entidades estão autorizadas a operar esses descontos”, completou.
A deputada destacou que o problema tem ocorrido em outros estados e pode estar afetando também o Rio Grande do Norte. “Isso é muito grave, justo num momento da vida em que os aposentados mais precisam”, concluiu.