Vou repetir uma fórmula que eu usava na minha coluna Drible Curto, no Diário de Natal, que, infelizmente, não existe mais. Faço um comentário mais longo de um assunto e sigo com as notinhas curtas.
Profissionais descartados
De 2009 para cá, tivemos oito campeonatos estaduais Sub-15. Por incompetência e desinteresse da FNF, já capitaneada por José Vanildo, vale a crítica ao descaso. 2011, 2012, 2013, 14, 15 e 16 não tivemos. Veja que absurdo. Assim como em 2020, 21 e 22, esses justificáveis por conta da pandemia, pois bem, desses oito, o ABC ganhou sete e foi vice em um, o último. Os profissionais responsáveis por essas conquistas e, mais importante ainda, pela captação de vários valores, posso citar os mais recentes - Andrey, Gustavo, Marco Polo, Randerson, Darlan, Ryan, Emanuel -, acreditem, estão sofrendo assédio moral e ameaças de demissão. Uma delas só não aconteceu porque os valores do distrato são altos pelo tempo de serviço dedicado. E esse departamento, o Sub-15, de todas essas conquistas e jóias reveladas, acreditem, logo após o final do Campeonato fechou as portas. Quatro garotos foram integrados ao Sub-17 e os demais mandados para casa. Dá para acreditar que essa gestão tem um modelo moderno, futurista e que vai fazer o ABC conseguir o Selo Formador FIFA? Promessas, promessas e promessas.
Defesa reforçada
O treinador Evaristo Piza deu seguimento aos trabalhos de preparação para o duelo de sábado, contra o Náutico, no Frasqueirão, com previsão de grande público (foto). As boas novas vêm do setor defensivo, onde os titulares Windson e Bruno Bispo voltaram a treinar sem restrição, assim como o volante Wellington Reis. Diante do que apresentaram os substitutos, certamente, a Frasqueira vai comparecer bem mais confiante ao Frasqueirão. Piza ainda não vai poder contar com o Carlos Eduardo, pena, mas tem a opção de Randerson que, não sei o motivo, não foi escalado em Londrina.
Rodriguinho ainda não
E Rodriguinho (foto)? A Frasqueira pode ter motivos para ter esperança de seu retorno? Fiz novo questionamento via zap, nesta terça-feira, por volta das 20h30. Perguntei se tinha alguma novidade, se havia algum avanço nas tratativas para ele voltar a jogar, pelo ABC e, também questionei, por algum outro clube. "Boa noite amigo, ainda não", foi a resposta. Pelo treino que eu vi dele na Academia Drive, tive a quase certeza que ele está pronto, para mim jogaria até em time de Série A, ainda, sem exagero.
Dudu está em casa
O ABC tem um garoto de futuro que tem contrato profissional assinado com o clube que, não consegui descobrir o motivo, está em casa tem alguns meses. O Agnello Gonçalves não sabe disso? Piza não sabe disso? Eduardo Machado não sabe disso? O atleta é Dudu que, inclusive, quando atuava, sempre me chegavam boas informações. Quantos garotos bons de bola o Alvinegro já perdeu, até mesmo para equipes aqui de Natal, como QFC e Rio Grande, alguém pode dizer?
Coordenação das bases
O executivo de futebol do ABC, Agnello Gonçalves, esteve no Jogo Rápido, acho que no mês passado, e falou sobre as bases. Deu explicações e justificativas e que estava estudando um nome para assumir a coordenação das categorias de base do clube. Nesta terça-feira me chega a informação de que o nome escolhido foi o de Juliano (desculpe, não sei o sobrenome) que faz parte do setor administrativo, camarada muito benquisto e elogiado, mas que, me parece, não seria o nome para a função.
Jogo-treino do América
O América se reapresentou e o treinador Moacir Júnior comandou um jogo-treino contra o Sub-20, vitória de 3 a 1, mas de virada, e suada. Lucas Mendes, Thailor e Antônio Villa marcaram. Lucão; Lucas Mendes, Lucas Rodrigues (Robson), Gabriel Araújo, Rennan Siqueira (Allan); Robson (Marquinhos), Mikael, Antonio Villa; Romarinho (Ítalo), Thiaguinho (Thailor) e Giva (Joãozinho). Os titulares da última partida realizaram um trabalho específico de recuperação, com atividades na academia.
Henrique não treinou
Viram a escalação do time rubro? Ainda não teve Henrique. Alguém me explique uma contusão que nem era séria, na verdade só uma inflamação, e já deixou o meia dois jogos fora e ainda não esteve hoje em campo. Informaram que estaria na "transição". Outro ponto: Ítalo (foto), que não sei porque perdeu espaço, entrou depois no time B? E sobre o substituto de Guilherme Paraíba, estranho, ainda não vai ser o Gabriel Araújo. Outra coisa sem meu entendimento, pois esse zageiro veio tão bem referendado. Por fim, espero que o Salatiel possa jogar.
Pendurados e Wenderson
Aproveitando a informação de Mállyk Nagib, agora também no portal da 96 FM trazendo notícias que a concorrência não tem coragem de publicar, nada menos que sete jogadores, quatro ou cinco deles podemos considerar titulares, estão pendurados com 2 cartões amarelos no elenco Alvirrubro são eles Henrique, Ricardo Luz, Thiaguinho, Ferreira (está fora, inclusive do jogo da Copa do Nordeste), Davi Gabriel, Aruá e Hebert. Ainda de América, procede a possibilidade de retorno de Wenderson, que não estaria sendo aproveitado no Náutico?
Santa Cruz encara o Horizonte
O Santa Cruz se reapresentou de olho no próximo compromisso pela Série D do Campeonato Brasileiro. No domingo, dia 2, o Tricolor enfrenta o Horizonte, no Ceará. O Santinha vem de boa vitória contra o Treze, o jogo do polêmico pênalti (eu acho que foi) e precisa confirmar sua evolução. Vi o jogo contra o time paraibano e ainda achei o sistema defensivo do Tricolor muito falho.
José Vanildo e o apito
E o nosso presidente da FNF, vice-presidente da CBF, José Vanildo, já tem alguma notícia sobre punição ao quarteto que roubou dois pontos preciosos do ABC em Londrina? Será que seu novo cargo vai servir para algum tipo de ajuda para o nosso futebol? Punição exemplar, quiçá um banimento para os mal intencionados soprador e assistentes, Ainda de novo cargo do "eterno" Zé, pleito dele de ajuda para, junto com o Governo do Estado, conseguir a tão sonhada reforma do JL.
Sub-17 larga neste domingo
Essa FNF de José Vanildo. O Campeonato, ou torneio, Sub-17 começa neste domingo, e no site da entidade a notícia sobre a competição é do dia 16 de abril, ainda do Conselho Técnico, que teve a participação de 13 clubes - ABC, Alecrim, América, Santa Cruz, Riachuelo, Baraúnas, Visão Celeste, Globo, Estrela Potiguar, Palmeira, QFC, Monamy, Monte Líbano.
Equipes confirmadas
Confirmaram? Vou pesquisar aqui. Ah, vi aqui. Aconteceram algumas mudanças, nem Potyguar, Gramoré e Mossoró confirmaram e estão fora. Pelo menos tem a tabela e dois grupos, um de seis e outro de sete, confirmando os 13. Sábado, 31, no JL, Grupo A, QFC x Alecrim, 8h. às 14h, Monte Líbano x RAC e no domingo, 01/06, Palmeira x Estrela Potiguar. No Grupo B, Santa Cruz x América, 9h40 e às 15h50, Baraúnas x Monamy. Dia 01/06, 9h50, ABC x Visão Celeste.
Vasco segue na Sul-Americana
O Vasco vai disputar os playoffs da CONMEBOL Sul-Americana! A classificação veio nesta terça-feira (27), após vitória por 3 a 0 em confronto direto no Grupo G contra o Melgar, em São Januário. Todos os gols foram marcados ainda no primeiro tempo por Rayan, Paulo Henrique e Veggeti. O time caiu de rendimento no segundo tempo, mas não tomou gols. Já o Corinthians, que lásitma, perdeu em casa para o Huracán, mas ainda não deu sorte, pois o América de Cali estava perdendo e conseguiu o gol de empate no finalzinho e eliminou o Timão.
São Paulo e Botafogo vencem na Libertadores
Pela Libertadores, felizmente, tivemos duas vitórias. Uma, tranquila, do estranho São Paulo, 2 a 1, mas que já estava garantido, e a outra na agonia, como sempre acontece quando se trata de Botafogo. Sufoco, 1 a 0, gol duvidoso anulado (nosso) e um abafa desesperado do Universidad do Chile, que deu mais de 20 chutes no gol. Haja sufoco! Que falta faz o Luiz Henrique. Hoje tem Inter x Bahia, decisão; Fla x Deportivo Táchira, decisão; Racing x Fortaleza, Leão em risco ainda, e Palmeiras, classificado, contra o Sporting Cristal.
ERRATA: O Corinthians não segue na Sul-Americana, como escrevi acima e acabei de falar no Jonal 96. Um do América de Cali, nos acréscimos, acabou tirando o Timão da competição e me induzindo ao erro. Copiei informação de um site que também, como eu, não esperou o jogo em Cali terminar. Minhas desculpas.