Confiança/SE e ABC se enfrentam às 19h30 deste sábado (5), pela 11ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro 2025. A partida será disputada na Arena Batistão, em Aracaju. A 96 FM traz todos os detalhes e a emoção desta partida, com pré-jogo a partir das 17h30 - confira abaixo:
ABC
Vindo de uma derrota vexatória no aniversário do clube, o ABC busca se recuperar na competição. O time não sabe o que é vencer a quase dois meses, quando venceu a equipe do Brusque fora de casa, pela 5ª rodada da Série C. De lá pra cá, o alvinegro fez 5 partidas com 4 empates e uma derrota, essa diante do Ypiranga, justamente no dia em que o clube comemorava 110 anos de história. O Mais Querido caiu para a 16ª colocação e corre o risco de entrar na zona de rebaixamento.
Um dia após a derrota para o Ypiranga, o treinador Evaristo Piza deixou o comando do ABC. Foram quatro meses à frente da equipe, com apenas duas vitórias em 14 jogos.
Diante do desempenho abaixo do esperado e da crescente pressão da torcida, a permanência de Piza se tornou insustentável.
NOVO TREINADOR
Para o lugar de Piza, o ABC contratou Rodrigo Santana, de 43 anos, para a sequência da Série C do Campeonato Brasileiro. O novo comandante chega ao Mais Querido ao lado do auxiliar técnico Neto Pajolla.
Com passagem recente pelo Remo, onde fez uma campanha de recuperação e conquistou o acesso à Série B em 2024, Rodrigo estava livre no mercado desde março. Apesar do bom desempenho, acabou desligado do clube paraense no início da atual temporada.
No currículo, o novo técnico abecedista ainda acumula trabalhos em clubes como Atlético-MG, Avaí e Coritiba.
A negociação com Santana foi antecipada pelo programa Jogo Rápido, da 96 FM, na última segunda-feira (30). Antes de bater o martelo com o novo treinador, o clube também manteve conversas com nomes como Marcelo Chamusca e Bruno Pivetti, mas sem avanço.
Rodrigo viajou direto para Aracaju (SE), onde se juntou à delegação e comandou o treino desta sexta-feira (4), visando a partida diante do Confiança.
O TIME DO EMPATE
A campanha do ABC na Série C 2025 tem gerado debates por um motivo curioso: o time é o segundo que menos venceu na competição, mas também figura entre os que menos foram derrotados. Um cenário que ajuda a explicar por que o clube ocupa a 16ª colocação, flertando com a zona de rebaixamento.
Após 10 rodadas, o Mais Querido soma apenas uma vitória — número superior apenas ao Anápolis, lanterna com nenhuma —, mas perdeu apenas duas vezes, marca inferior a 15 dos 20 times da tabela. O que pesa é o altíssimo número de empates: são sete até aqui, o maior da competição ao lado do próprio Anápolis.
O desempenho do ABC evidencia um time que tem conseguido competir e evitar derrotas, mas que sofre para ser decisivo e conquistar os três pontos. Com 10 pontos somados, o Alvinegro vê os rivais diretos se aproximarem perigosamente na briga contra o rebaixamento.
A expectativa é de que a chegada do novo treinador, Rodrigo Santana, traga um novo ânimo à equipe. E que o ABC, enfim, consiga voltar a vencer, algo que aconteceu apenas uma vez em toda a competição.
SEQUÊNCIA NEGATIVA CONTRA O DRAGÃO
Nos últimos seis confrontos entre as equipes, o time sergipano leva vantagem: são três vitórias do Dragão e três empates, com nenhum triunfo alvinegro nesse período.
O último encontro aconteceu na Série C do ano passado, em Aracaju, e terminou empatado sem gols. Antes disso, um novo 0 a 0 havia sido registrado no Frasqueirão, em 2022, também pela Terceirona. O equilíbrio no placar, no entanto, não se repete no retrospecto geral: desde 2019, o ABC não conseguiu sair vencedor nos duelos.
Confira o recorte dos últimos seis jogos:
-
Confiança 0x0 ABC – Série C 2024
-
ABC 0x0 Confiança – Série C 2022
-
ABC 1x1 Confiança – Copa do Nordeste 2021
-
Confiança 1x0 ABC – Copa do Nordeste 2020
-
ABC 1x2 Confiança – Série C 2019
-
Confiança 1x0 ABC – Série C 2019
A última vitória do ABC sobre o adversário foi em 2018, quando aplicou um contundente 4 a 0 no Frasqueirão, pela Série C daquele ano. Desde então, o time potiguar tem encontrado dificuldades nos duelos contra os sergipanos, seja em Natal ou Aracaju.
CONFIANÇA
Após arrancar um empate fora de casa contra o Figueirense, o Confiança aposta no fator casa para se reerguer na Série C. As duas únicas vitórias do time na competição aconteceram em Aracaju, e é no Batistão que o Dragão tenta respirar fora da zona de rebaixamento em um confronto direto.
Com a recente saída do técnico Fábio, mudanças podem acontecer na formação titular. Breyner Camilo surge como opção para começar jogando. Recuperado de uma virose, Eduardo Moura deve retomar seu lugar na zaga ao lado de Valdo, enquanto Renilson pode voltar a desempenhar sua função de origem no meio-campo.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
CONFIANÇA: Felipe, Weriton, Valdo, Eduardo Moura e Airton; Renilson, Dionísio, Nicholas, Valdir Júnior e Breyner Camilo; Neto. Tec. Luizinho Vieira
ABC: Pedro Paulo; Lucas Mota, Windson, Bruno Bispo e Lucas Sampaio; Ian Carlo, Carlos Eduardo e Bruno Leite; Matheus Martins, Jonatha Carlos e Ytalo. Tec. Rodrigo Santana