Curtinhas diferentes, especiais, registrando os clubes, claro, não tem como acompanhar todos, mas, além dos nossos, dei uma olhada nos principais do Brasil e, confesso, fiquei surpreso com algumas ausências na homenagem, afinal, o nosso futebol tem tudo a ver com esse dia.
Vejam abaixo:
América de Natal
Hoje celebramos a Consciência Negra, refletindo sobre a importância da luta contra o racismo e pela igualdade racial em todos os espaços — inclusive nos gramados!
O América Futebol Clube reafirma seu compromisso com a diversidade, o respeito e o combate a qualquer forma de discriminação.
Consciência negra todos os dias! Respeito, representatividade e igualdade!
Flamengo

Sankofa. Volte e pegue. Conceito africano que significa "voltar ao passado e buscar o que se esqueceu". Neste dia 20 de novembro, o Clube de Regatas do Flamengo celebra todos os Diamantes Negros que, seja no campo, nas quadras, nos ginásios e nas arquibancadas, vestem nossas cores, honram nosso Manto e constroem a nossa preciosa história!
Vasco

O Vasco carrega o antirracismo em sua história e em seu DNA. Nesta data, reforçamos nosso compromisso de seguir lutando por respeito, igualdade e inclusão. Pura verdade, primeiro time do Brasil a aceitar jogadores negros.
Fluminense

É no encontro que a vida floresce, é na parceria que a gente resiste.
Quando dois se reconhecem, surge uma irmandade que o tempo não separa.
Quando dois se somam, nasce a força de um povo inteiro.
Na véspera, homenagem a vocês. No dia do jogo, vitória Tricolor no clássico que vocês acostumaram-se a ganhar. E, nesta quinta, #DiaDaConsciênciaNegra, recordar e viver pra sempre se conscientizar. Pra nunca esquecermos as mãos e pés que formaram nossa história.
Sempre será por vocês, Casal 20!
O Flu usou sua dupla negra eterna - Washington e Assis.
Corinthians
O Timão fez um vídeo belíssimo com gols dos pretos e pretas, com a torcida, com o basquete, com a emoção e democracia, que sempre foram marcas registradas dessa agremiação grandiosa.
São Paulo
Presente. Acrescentando o compomisso com políticas e práticas que promovam igualdade, respeito e inclusão.
Cruzeiro

Presente, com texto e a foto de seus grandes ídolos negros, com destaque para meu ídolo de infância, em quem eu me espelhava como jogador - Dirceu Craque Lopes.
Grêmio

Vídeo falando da história do clube e de seus grandes nomes negros, inclusive o autor de seu hino, o mito Lupicínio Rodrigues, Imortal como o Tricolor.
Internacional

O Colorado também fez bonito na homenagem. Apresentou uma linda camisa para reforçar a luta antirracista.
Bahia

Presente. Uma linda camisa Afro Punk.
Vitória
Presente. Falando que é da cidade mais negra fora da África. Parabéns.
Náutico
Muitas vezes atacado por ser consiederado da elite dos brancos, o Timbu foi o único dos grandes de Pernambunco a fazer homenagem à data.
Coritiba
Presente, afirmando que racistas não serão, nunca, bem-vindos no Couto. Importante o Sul se pronunciar.
Athletico/PR
Presente. Ame o Athletico. Odeie o racismo.
Esses falharam com a história
Santos
Tem vídeo de Neymar com a filha (para eles mais importante), tem entrevista de treinador, mas nenhuma alusão à data. Justo o time do Rei do Futebol, maior figura negra da história do esporte no mundo.
Atlético Mineiro
Outro clube que, absurdamente, ignorou o Dia da Consciência Negra.
Sport
Nem acreditei ao ver o time nordestino esquecer de fazer esse registro, justo cá de nós que sempre somos tão discriminados.
Santa Cruz
Outro clube do Nordeste ao ignorar a data. Que triste!
PS: texto e pesquisa feita no começo da tarde desta quinta-feira, Dia da Consciência Negra, pode ser que no decorrer das horas alguns dos clubes tenham visto e falha e corrigido.
PS2: Santos, Sport e Santa Cruz registraram no decorrer do dia. O Galo ainda não.