O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Alexandria adote restrições nas festividades do Carnaval de 2026 em razão da grave escassez de água no município. Segundo o órgão, os reservatórios que abastecem a cidade estão em nível crítico, e o fornecimento ocorre apenas uma vez por semana.
A principal preocupação é com o evento conhecido como “Mela-mela”, que envolve o uso intensivo de água potável, especialmente para lavagem das vias públicas. De acordo com a Promotoria de Justiça de Alexandria, a prática é considerada incompatível com o atual cenário de racionamento.
A recomendação orienta que o município não realize nem incentive atividades que resultem em desperdício hídrico, proibindo o uso de recursos públicos, mangueiras, carros-pipa e hidrantes durante a folia. Blocos de rua e a iniciativa privada também devem ser orientados a cumprir as restrições.
A Prefeitura tem prazo de 72 horas para informar se acatará a recomendação e apresentar um plano de ação. O descumprimento pode resultar em medidas judiciais, incluindo Ação Civil Pública.
Foto: Jânio Melo