O Rio Grande do Norte registrou fortes chuvas nas últimas 24 horas, com volumes que chegaram a 100 milímetros, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). O maior índice foi registrado em Monte Alegre, no Agreste potiguar, que liderou a lista de municípios com mais precipitações.
Também apresentaram altos acumulados Parnamirim (82,6 mm), São Gonçalo do Amarante (72,8 mm), Macaíba (69,4 mm) e Natal (62 mm). As regiões Central e Oeste não tiveram registro de chuvas no período analisado.
De acordo com a Emparn, as precipitações foram provocadas por instabilidades geradas por uma frente fria no sul da Bahia, associadas às águas mais quentes do Atlântico e aos ventos de sudeste e leste, que favorecem a formação de nuvens na faixa litorânea.
O meteorologista Gilmar Bristot explicou que, nas últimas 12 horas, os acumulados ficaram entre 80 e 90 mm no litoral sul e nordeste potiguar. Com a intensificação dos ventos, a tendência é de redução das chuvas ao longo da tarde desta sexta-feira (15), mas a previsão ainda aponta para precipitações no fim de semana, principalmente na madrugada e início da manhã de sábado, e no período noturno de domingo.