Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1366x244px.gif

Internacional

Antes de encontro com Zelensky, Trump diz em rede social: “Grande dia”

FireShot Capture 296 - Antes de debater fim da guerra com Zelensky, Trump posta_ “Grande d_ - [www.metropoles.com].png

Horas antes da reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que deve tratar dos rumos da guerra com a Rússia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou otimismo em sua rede Truth Social. O encontro acontece nesta segunda-feira (18), em Washington (EUA), com a presença de diversos líderes europeus. Com informações do Metrópoles.

“Um grande dia na Casa Branca. Nunca tivemos tantos líderes europeus aqui ao mesmo tempo. Uma grande honra para os Estados Unidos!!! Vamos ver quais serão os resultados???”, escreveu Trump.

Apesar do tom positivo, as negociações não devem ser simples. No domingo (17), Trump afirmou que o fim do conflito depende “quase imediatamente” de Zelensky. Segundo ele, o presidente ucraniano poderia “encerrar a guerra com a Rússia se quiser, ou continuar lutando”.

Na prática, a condição apontada por Trump significa que Zelensky teria de aceitar exigências impostas por Vladimir Putin, como desistir da entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e ceder territórios aos russos.

Zelensky, por sua vez, afirmou em publicação na rede social X que já está em Washington e reforçou que a Rússia é quem deve pôr fim à guerra. Ele disse esperar que os aliados europeus exerçam pressão sobre Moscou para alcançar uma “paz real”.

Além de Zelensky, líderes europeus também participam da cúpula com Trump, entre eles:

- Mark Rutte, secretário-geral da Otan;

- Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália;

- Emmanuel Macron, presidente da França;

- Friedrich Merz, chanceler da Alemanha;

- Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido;

- Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia;

- Alexander Stubb, presidente da Finlândia.

O encontro ocorre poucos dias após Trump se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Anchorage, no Alasca. Na ocasião, ambos falaram em manter o diálogo, mas não houve definição concreta sobre um possível cessar-fogo na Ucrânia.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado