Você sabe a diferença entre alongamento e aquecimento?

10 de Agosto 2023 - 09h43

A prática de atividade física tem aumentado a cada. Ainda estamos longe de alcançar um patamar ideal, mas o fato é que o número de praticantes, seja de corrida de rua ou treinos em academia, tem crescido. E algo que tem crescido proporcionalmente é o número de pessoas que sofrem lesões. Segundo o doutor Alexandre Guedes, especialista em ortopedia, traumatologia e medicina do esporte, as lesões acontecem pois "muitos não costumam alongar ou fazer um aquecimento antes de começar o exercício".

Você sabe a diferença entre alongamento e aquecimento?

Qual deve ser feito antes? Qual deve ser feito depois? Os dois devem ocorrer ao mesmo tempo?Primeiro vamos entender o que é cada um e como fazer. Por fim, saberemos quando aplicar. 

O aquecimento é um trabalho de preparação do corpo para a execução do exercício físico praticado. São realizados movimentos com o objetivo de aumentar a sua frequência cardíaca, tirando o corpo do estado de repouso. "O aquecimento permite o aumento da circulação sanguínea (que melhora o suprimento de oxigênio e nutrientes para os tecidos, preparando-os para o esforço físico), a melhora da flexibilidade, a ativação neuromuscular (estimula os impulsos nervosos para os músculos, tornando-os mais responsivos aos comandos do sistema nervoso central) e a preparação cardiovascular (aumenta a frequência cardíaca, preparando o coração e os vasos sanguíneos para o aumento da demanda de oxigênio e nutrientes durante a corrida)", explica o doutor Alexandre Guedes.

Por outro lado, o alongamento é um movimento mais lento e que tem como objetivo promover a elasticidade máxima do músculo. O objetivo nesse caso não é acelerar o corpo, mas sim exercitar a musculatura, deixando-a mais elástica.  O doutor Guedes nos dá mais detalhes: "Ele promove equilíbrio muscular (já que auxilia no equilíbrio adequado entre grupos musculares), redução da tensão muscular (pois ao alongar, o corredor pode reduzir a tensão muscular e o acúmulo de resíduos metabólicos, como ácido lático, que podem causar fadiga e aumentar o risco de lesões) e promove maior consciência corporal (já que o alongamento requer atenção à postura e à técnica, o que aumenta a consciência corporal e ajuda a corrigir desequilíbrios posturais ou mecânicos que podem levar a lesões)."

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias