A Primeira Profecia se distancia do original apostando em sustos baratos e roteiro pobre

08 de Abril 2024 - 16h07


A Primeira Profecia
Por Harley Nascimento

A Primeira Profecia, dirigido por Arkasha Stevenson, vai para o lado totalmente oposto de seu antecessor, A Profecia, de Richard Donner, quando busca algo muito mais similar a filmes da franquia Invocação do Mal, principalmente com a primeira hora claramente baseado na duologia A Freira, ao invés do thriller investigativo que é o clássico de 1976. 
Uma pena que Stevenson demonstra que detesta filmar essas cenas de horror quando usa artifícios muito básicos para tentar assustar, baseando-se somente em cenas escuras e jump-scares. Este último existe em tanta quantidade que em determinado momento uma personagem pede desculpas por um susto causado à Margareth - protagonista do longa -, o que é quase um pedido de desculpas da diretora para o público.

Os poucos momentos de horror do filme que tem alguma inspiração, são cenas de violência extrema que, apesar de bem dirigidas, apenas funcionam porque são alusões diretas ao original.

Em compensação, em todos os momentos que A Primeira Profecia tenta ir pro lado mais investigativo, indo mais na mesma direção que o clássico de 1976, Arkasha consegue conduzir a trama, com um bom jogo de câmeras e com boas brincadeiras visuais com o uso de espelho. Não só isso, como ela também faz questão de incluir uma subtrama associada a protestos políticos na Roma em 1971 e com críticas bem explícitas a alguns lados da igreja católica.

A trama ainda tenta fazer algo muito difícil para uma prequel, que é criar tensão quando todo mundo já sabe o que vai acontecer e falha porque aposta em uma corrida contra o tempo de Margareth, Padre Gabriel (nome dado claramente em alusão ao anjo) e do Padre Brennan em impedir o nascimento do anti-cristo, só que o sentido de urgência se perde quando o desfecho é conhecido por todos. Ainda para tentar evitar isso, há uma reviravolta nos 30 minutos finais que, sem o mínimo de indicação prévia, parece algo escrito de última hora para tentar salvar o pobre roteiro do filme.

A Primeira Profecia também conta com uma boa atuação da brasileira Sônia Braga, no papel da Irmã Silva.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias