Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

[VIDEO] "Risco à segurança do processo": Veja o que aponta o relatório das Forças Armadas sobre eleições

backup/00n2xpys0is3bolaz3j6k4hmf4mlck.jpeg
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

Vazou por volta das 19h desta quarta-feira (9), o relatório das Forças Armadas, do Ministério da Defesa, a respeito das eleições no Brasil. O documento, muito aguardado por aqueles que questionam a segurança do processo eleitoral brasileiro, como já era esperado, não apontou a existência de fraudes no pleito, mas evidenciou que as urnas eletrônicas não são tão garantidas assim. 

Entre os trechos que mais repercutiram, estão dois pontos colocados logo no início do estudo (abre aspas):

  • Primeiro, foi observado que a ocorrência de acesso à rede, durante a compilação do código-fonte e consequente geração dos programas (códigos binários), pode configurar relevante risco à segurança do processo. 
  • Segundo, dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento.

Consequentemente, o relatório sugeriu "realizar uma investigação técnica para melhor conhecimento do ocorrido na compilação do código-fonte e de seus possíveis efeitos" e "promover a análise minuciosa dos códigos binários que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas".

Vale destacar também que o relatório das Forças Armadas ressaltou que não teve "total liberdade" para exercer uma investigação detalhada. Os motivos para isso foram as limitações impostas pela Justiça Eleitoral. Segue dois trechos onde isso é citado: 

Vale lembar que o relatório das Forças Armadas foi tema de alguns programas da 96 FM, como o Jornal das 6. Assista, abaixo, um trecho do programa desta quarta-feira (9): 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado