Enquanto a Assembleia Legislativa parece que vai conduzindo o trabalho legislativo em "banho maria" neste fim de ano, após as eleições de 2022, nos bastidores da Casa, ao que parece, as articulações para quem ficará na presidência do Poder já estão a pleno vapor. Inclusive, por parte do atual presidente, Ezequiel Ferreira (PSDB), que pode ser beneficiado com uma mudança que o autorizaria a ficar mais quatro anos no cargo.
A situação já foi discutida no Jornal das 6 (veja o vídeo acima). Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RN admitiu a legalidade de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a reeleição para a Mesa Diretora da Casa. A proposta foi discutida em sessão extraordinária da CCJ, e, na prática, viabiliza a possibilidade de Ezequiel continuar mais quatro anos no cargo que ele ocupa desde 2015.
Contudo, não há como negar que outros deputados da base do Governo Fátima Bezerra (PT) já estão com avançadas negociações tentando assumir o cargo mais importante do Legislativo Estadual - pelo menos, na segunda parte da legislatura, ou seja, em 2025. Os deputados Kleber Rodrigues e George Soares estariam no páreo.
George, inclusive, estaria com a vantagem por já ter sido líder do Governo Fátima no início do mandato dela, em 2019. Além disso, não é segredo para ninguém que a presidência da Casa é um desejo antigo dele.