O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte informou que vai diplomar 23 e não 24 deputados estaduais eleitos em 2022 na próxima segunda-feira (19), após o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, indeferir o registro de candidatura de Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa (PL), ao cargo de deputado estadual nas Eleições 2022.
Na decisão, o ministro Lewandowski também determinou a recontagem de votos, que colocaria o atual deputado estadual Ubaldo Fernandes, que ficou como 1º suplente pela Federação PSDB/Cidadania, na lista de eleitos.
No entanto, segundo o TRE-RN, não há como realizar a retotalização de votos antes dacerimônia de diplomação marcada para a segunda (19). Na ocasião, além dos deputados estaduais, serão diplomados a governadora reeleita, Fátima Bezerra (PT); o vice-governador eleito, Walter Alves (MDB), o senador eleito Rogério Marinho (PL) e oito deputados federais eleitos pelo Rio Grande do Norte.
Segundo o Tribunal do RN, o processo de retotalização só deve ocorrer no dia 25 de janeiro, após o retorno do recesso judiciário, que acontecerá da próxima terça-feira (20) a 20 de janeiro, período em que fica suspensa a contagem dos prazos processuais.
Pelas normas, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil devem ser convocados com antecedência mínima de dois dias, por edital, para acompanhamento dos procedimentos. As informações são do G1.