Mais de 1 milhão de segurados do INSS ainda não aderiram ao acordo de ressarcimento referente a descontos indevidos realizados por entidades associativas, segundo levantamento mais recente divulgado pelo instituto. Ao todo, 1.031.927 beneficiários considerados aptos a receber o reembolso ainda não fizeram o procedimento. Com informações do Metrópoles.
O INSS identificou 4.841.364 segurados com direito ao ressarcimento. Destes, 3.809.437 (78,7%) já aderiram ao pedido de devolução. Até agora, o órgão emitiu 3.758.030 pagamentos, somando R$ 2,56 bilhões, programados para serem depositados nesta segunda-feira (17).
Como surgiu o problema
O caso começou a partir de uma série de reportagens do portal Metrópoles, que revelaram cobranças irregulares de mensalidades a aposentados e pensionistas. A investigação mostrou que entidades chegaram a faturar R$ 2 bilhões em um ano com filiações fraudulentas.
As denúncias resultaram na abertura de inquérito pela Polícia Federal, ações da Controladoria-Geral da União (CGU) e, posteriormente, na Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril deste ano. A operação levou às demissões do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Diante do volume de vítimas, o governo federal prorrogou o prazo de adesão ao ressarcimento até 14 de fevereiro de 2026.
Como pedir o ressarcimento pelo Meu INSS
A adesão é gratuita, não exige envio de documentos adicionais e o valor é depositado automaticamente na mesma conta onde o segurado recebe o benefício.
Passo a passo
- Abra o aplicativo Meu INSS e faça login com CPF e senha.
- No menu, selecione “Consultar Pedidos”.
- Clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido listado.
- Role até o fim da tela, leia o comentário e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
- Finalize clicando em “Enviar”.