Nada de pedido de ajuda aos extraterrestres. Diferente do que foi publicado por parte de imprensa nacional e erronhamente repercutido no Portal 96, de que manifestantes em frente ao Comando do Exército em Porto Alegre-RS estariam enviando mensagens para ETs, os autointitulados "patriotas" queriam, apenas, aparecer em imagens aéreas feitas por dronos que sobrevoavam o local.
A explicação foi dada pelo comentarista Renato Cunha Lima, do Jornal das 6, que desde o início das manifestações acompanham as notícias a respeito do grupo. "As Forças Armadas estão filmando todas as manifestações. Notícias como essa desrespeitam e ridicularizam quem está nas ruas esses dias todos. À imprensa quer ridicularizar essas pessoas", criticou Cunha Lima.
De acordo com as informações, o grupo estava no Centro Histórico da Capital, no entorno do Comando Militar do Sul. A área tem sido local de mobilização desde o resultado das eleições presidenciais.
As notícias a respeito da manifestação "alienígena" foram divulgadas pelos sites do Metrópoles, Folha de São Paulo e G1, todas baseadas em um vídeo do fotógrafo Marcelo Nunes, que postou as imagens no Facebook.
Por outro lado, O Antagonista já havia feito a ressalva a respeito do drone: "viralizou um vídeo em que manifestantes apontam as lanternas de seus celulares para o céu, em Porto Alegre. eles parecem fazer sinais para um drone, mas viraram alvo de deboche por supostamente tentar contato extraterrestre".