A campanha “A vida deve ser compartilhada”, para incentivar o cadastro de novos doadores de medula óssea no estado, será lançada nesta segunda-feira (12) pelo Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte).
O Dia D para cadastro de medula será no próximo sábado (17), das 13h às 17h, quando toda a estrutura do Hemocentro será mobilizada em um grande mutirão. Segundo o diretor-geral do Hemonorte, Rodrigo Villar, o objetivo é sensibilizar a população e aumentar o número de potenciais doadores no estado.
Apesar do crescimento nos transplantes – 165 procedimentos realizados em 2024, 58 a mais que em 2023 –, ainda há 53 pacientes na fila aguardando por uma chance.
Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 34 anos e meio, não ter histórico de câncer, apresentar um documento oficial de identidade e fornecer dados de contato. O processo envolve a coleta de 5ml de sangue, para testes de compatibilidade genética, e o preenchimento de um formulário que autoriza o ingresso no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Quem já é cadastrado deve manter os dados atualizados no site ou aplicativo do Redome para não perder uma eventual convocação.