O América venceu o Santa Cruz de Natal por 3 a 0, no encerramento da primeira fase do Campeonato Potiguar. E se manteve como líder de aproveitamento, agora com 17 pontos. Só que, o Rubro está virtualmen te rebaixado pela penalidade aplicada pela FNF e confirmada pela primeira turma do TJD. A diretoria jurídica do clube ainda tenta reverter a situação.
No triunfo deste domingo, na Arena das Duas, os gols foram marcados por Coppetti e Wellington Tanque (foto), e contra de Renan.
Invicto na temporada, o Alvirrubro fecha a primeira fase com 5 vitórias em 7 jogos, 80,95% de aproveitamento e o melhor ataque da competição, com 16 gols marcados e melhor defesa ao lado do Potiguar de Mossoró.

O jogo
O time rubro, podemos dizer, fez um treino de luxo diante do Santa Cruz. Desde o comecinho da partida dava para sentir a possibilidade clara de goleada, que não aconteceu por incompetência dos atacantes.
O América fez 1 a 0, gol do fraco Copetti, que vinha muito mal e hoje surpreendeu ao fazer uma partida boa. O gol marcado aos 4 minutos, talvez, acredito que sim, foi o combustível para a sua melhora.
O segundo gol do América, para mim, foi ilegal, Salatiel levantou o pé no rosto do jogador Renan do Santinha, jogo perigoso que deveria ter sido marcada. evidenciando falta de imprudência que é evidenciada em regra.
Se marcou gol ilegal, o time teve um penalidade clara não marcada ao seu favor, dessa forma, passando um susto com o pênalti cometido por Renan Bragança, mas felizmentes defendida, o primeiro tempo terminou de 2 a 0.
No segundo tempo, o ritmo de treino continuou. O América acomodado começava a cair de rendimento, mas despertou de novo e pressionou, criando várias situações de gols não convertidas.
Vieram os reservas - Judson, Tanque, Galván e Iarley, depois ainda Ricardo Lopes, e as blitzen continuavam sem que surgisse mais gols, apesar da mesma fragilidade continuada do Santinha.
Os gols perdidos enfileirados, alguns torcedores cobrando, no campo e no chat da 96 FM, irritados com a falta de efetividade foi a tônica de quase toda a segunda etapa de muitas vantagens oferecidas.
Tudo bem que teve ajuda da trave e do goleiro Deós, que fez pelo menos duas defesas incríveis, mas não se justifica. O terceiro gol, marcado por Wellington Tanque, de cabeça, só saiu nos acréscimos. Final 3 a 0.
Destaques
Claro que a defesa melhora com Lucas Rodrigues, o Lucas Mendes, com Aruá, continua sendo a melhor jogada de ataque. Souza fez grande jogo, assim como Evandro, melhor em campo. Então, devo dizer que: Renan Bragança, Lucas Mendes, Lucas Rodrigues, Evandro, Aruá, Souza, Judson (que fica na reserva e irrita os torcedores), um pouco Cassiano, outro pouco Salatiel, e até colocando o Tadei nesse círculo restrito, já é suficiente para tudo que vai vir ainda? Não é. O América, infelizmente, precisa sim de reforços.
PS: desculpem, mas nos últimos jogos não me animei a analisar com notas. ABC e América apresentaram futebol abaixo do esperado.