O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza em alguns minutos o evento de diplomação dos eleitos no pleito de 2022, dentre eles, a governadora Fátima Bezerra (PT), do vice-governador eleito, Walter Alves (MDB), do senador eleito Rogério Marinho (PL) e dos 24 deputados estaduais. E, para o evento, segundo a Comunicação do TRE, vai haver um reforço na segurança, com a presença de policiais militares e da Guarda de Trânsito.
Nos últimos dias, vale lembrar, a diplomação no TRE gerou polêmica por causa da decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou o cumprimento de uma decisão monocrática dele que indeferia a candidatura de Wendel Lagartixa (PL), justamente, o deputado estadual eleito com a maior votação de 2022: mais de 88 mil votos. O TRE recebeu a decisão e cumpriu, realizando também a recontagem dos votos que, consequentemente, deve apontar a reeleição do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB).
De acordo com o TRE, a solenidade vai contar com o apoio da guarda de trânsito nas barreiras de acesso ao Tribunal, além do apoio da Polícia Militar, para garantir a segurança dos presentes no evento de diplomação dos representantes políticos do RN em 2023.