O Conselho de Ética do Senado Federal abriu hoje (14) procedimentos disciplinares contra cinco senadores. Um deles é referente ao caso do senador Chico Rodrigues (PSB), flagrado com dinheiro na cueca durante uma operação da polícia federal em 2020. Contudo, ele não foi o único. O Conselho aprovou também a abertura de um inquérito contra o senador potiguar Styvenson Valentim, do PODEMOS do RN.
No caso de Styvenson, o processo ainda é sobre a fala dele contra a ex-deputada Joice Hasselman, após ela aparecer supostamente vítima de uma agressão física. Sobre esse assunto, o Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou e absolveu o parlamentar do RN, com a concordância da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Já no caso de Chico Rodrigues, o pedido foi protocolado pelos partidos cidadania e rede em 2020, mas só teve andamento no colegiado neste ano, com a normalização das atividades após a pandemia de covid-19. As legendas pedem a cassação do mandato de rodrigues.
O senador diz ter tomado a atitude de esconder o dinheiro na cueca por medo. A defesa afirma que Rodrigues “está sendo linchado por ter guardado o próprio dinheiro”. Para conduzir as investigações, foi designado o senador Renan Calheiros (MDB), sorteado para os trabalhos.