Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, Roberto Carlos revelou que passou por sérios problemas financeiros ao longo da carreira e afirmou ter perdido praticamente todo o patrimônio construído como jogador. O ex-lateral contou a situação durante participação no Portugal Football Summit e aproveitou o relato para aconselhar atletas em atividade.
“Tudo o que sofri enquanto joguei deixou minha conta praticamente zerada. Perdi 99% do que ganhei e, depois, consegui reestruturar minha vida”, afirmou Roberto Carlos. Segundo o ex-jogador, problemas envolvendo empresários e familiares tiveram impacto direto sobre sua situação financeira.
Durante o evento, o campeão mundial destacou a importância de buscar orientação profissional enquanto ainda está em atividade. “Eu tive problemas com empresários e com a família. Perdi toda a minha história. Não cometam os mesmos erros que eu cometi. Se eu tivesse tido esse acompanhamento, não teria passado por nenhum desses problemas”, declarou.
Outro ex-jogador da Seleção presente no encontro, Júlio César também relatou uma experiência negativa com um antigo empresário. O ex-goleiro afirmou que foi enganado em 2012 e que, diante da proximidade da aposentadoria, decidiu investir em cursos e no aprendizado de inglês para se preparar para a vida fora dos gramados.
Júlio César defendeu que a preparação para o pós-carreira deve ir além da administração do patrimônio. Para o ex-goleiro, os atletas precisam de acompanhamento financeiro, emocional e profissional, principalmente durante o período em que estão no auge dos ganhos. “É preciso ter educação financeira e emocional para administrar o dinheiro conquistado no auge da carreira”, afirmou.