Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

“Bicha petista”: desembargador sofre ataque homofóbico em Floripa

FireShot Capture 076 - “Bicha petista”_ desembargador sofre ataque homofóbico em Floripa -_ - [www.metropoles.com].png

O desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) João Marcos Buch (foto em destaque) denunciou nessa quarta-feira (17), por meio de um relato publicado em suas redes sociais, ter sido vítima de um ataque homofóbico no Centro de Florianópolis (SC). Com informações da coluna de Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

No post, feito em seu perfil no Instagram, onde acumula cerca de 45 mil seguidores, o magistrado contou que um homem teria reduzido a velocidade do carro que dirigia e, em tom intimidatório, teria gritado: “Petista não entra no meu Uber” e “bicha e petista não entram no meu carro”.

“Ao meio-dia desta quarta-feira, ao andar pela calçada com meus dois assessores, um carro reduziu a velocidade e o motorista gritou para mim, em tom intimidatório: ‘Petista não entra no meu Uber’. Não entendi de início, mas ele parou o carro e repetiu; dirigi-me a ele, ainda sem entender, e pela terceira vez ele repetiu a mesma fala”, relatou.

O magistrado continuou: “Em algum momento, acreditei também ter ouvido ‘bicha e petista não entram no meu carro’. A forma e a maneira com que aquele motorista se dirigiu a mim indicaram que poderia sacar alguma arma e fazer um disparo, tanta era a virulência com que se comportava.”

Buch refletiu, ainda, que o homem poderia estar de tocaia, sabendo que ele passaria por aquela rua. “Afastei-me, receoso de que poderia ser intencionalmente atropelado. O motorista saiu em forte arrancada. Conseguimos fotografar o carro e a placa.”

Ele declarou ter se sentido ameaçado como poucas vezes antes sentira em sua vida. “Independentemente do fato de que um magistrado não pode ter filiação político-partidária e que, mesmo que quisesse, eu não poderia ser petista e, portanto, a intimidação verbal daquele motorista não tem absolutamente fundamento algum”, rebateu.

“Não pretendo, a esta altura do campeonato, ter que andar escoltado por esta linda ilha, que continua sendo um polo de cultura, pluralidade e inclusão. Por isso, tomarei todas as providências cíveis e criminais cabíveis e também comunicarei à Uber sobre o fato”, avisou.

Quem é o desembargador

João Marcos Buch é nacionalmente conhecido por atuar em defesa da humanização do sistema de justiça penal. Em 2019, viralizou após enviar uma carta aos 2.050 detentos no complexo prisional de Joinville (SC).

Na carta, Buch dizia que a intolerância que atinge os presos também é destinada a ele. “Como juiz da execução penal, sou taxado de defensor de bandido, sou olhado de canto de olho, sou hostilizado por parte da sociedade cega em seus traumas, ódios e medos”, disse.

Ele já atuou como juiz da execução penal e é reconhecido pelo debate sobre superlotação carcerária, políticas de reintegração social e remição de pena por leitura.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado