Empresas de autoescola de São Paulo realizam um protesto na manhã desta quinta-feira (23) na região do Morumbi, zona sul da capital, contra as mudanças propostas pelo governo federal no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Organizada pela Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto), a manifestação reúne cerca de 200 veículos estacionados na Ponte Estaiada desde a noite de quarta (22). O grupo segue em carreata até a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A Feneauto critica a consulta pública do Ministério dos Transportes que propõe tornar opcionais as aulas em autoescolas. Segundo a entidade, a medida já provoca queda nas matrículas em todo o país.
A proposta, em consulta até 2 de novembro, prevê que o processo de habilitação seja aberto digitalmente e que o curso teórico possa ser feito presencialmente, on-line ou de forma híbrida, sem a obrigatoriedade das atuais 45 horas.
As aulas práticas também deixariam de ter carga horária mínima de 20 horas, podendo ser feitas com instrutor credenciado ou em autoescola.