O armador do Miami Heat, Terry Rozier, e o técnico do Portland Trail Blazers, Chauncey Billups, foram presos em conexão com uma investigação sobre apostas esportivas, segundo informaram autoridades policiais à CNN.
Um terceiro ex-jogador da NBA, Damon Jones, também está sendo acusado na investigação, segundo as autoridades.
A CNN entrou em contato com o Heat, Trail Blazers e a NBA para comentários.
Rozier, que está em sua 10ª temporada na NBA, é acusado em um esquema onde supostamente manipulou jogos em conexão com apostadores, segundo as autoridades. O jogador de 30 anos teria compartilhado informações sobre escalações e jogadores que ficariam no banco de reservas com apostadores, disse uma autoridade.
Ele também teria simulado uma lesão nove minutos após o início de uma partida para beneficiar o grupo de apostadores, de acordo com as autoridades.
Em um esquema separado, Billups – membro do Hall da Fama do Basquete, cinco vezes All-Star e campeão da NBA em 2004 – participou de um jogo ilegal de pôquer que acontecia em Manhattan, Miami, Las Vegas e nos Hamptons, segundo as autoridades.
O jogo de pôquer supostamente envolvia membros de pelo menos três famílias mafiosas de Nova York, de acordo com as autoridades.
Billups e Jones foram pagos por sua participação, afirmam as autoridades, incluindo uma ocasião em que Jones solicitou um pagamento antecipado parcial de US$ 2.500 antes de comparecer a um dos jogos.