Na manhã desta quinta-feira (2), o advogado Cristiano Zanin, responsável por defender Lula na Operação Lava Jato, passou boa parte do tempo respondendo a saudações de hóspedes que o abordavam no lobby de um hotel de luxo em Brasília. As saudações incluíram várias menções a "Bom dia, ministro", em meio a rumores de que Zanin poderia ser indicado pelo presidente para uma vaga no Supremo Tribunal Federal ainda este ano.
Com a aposentadoria iminente de Ricardo Lewandowski em maio e de Rosa Weber em outubro, ambos indicados durante governos petistas, há especulações sobre quem poderia ocupar as vagas. Embora Lula ainda não tenha decidido quem será o próximo ministro, se depender dos hóspedes do hotel em Brasília, o advogado Zanin tem o apoio garantido.
Zanin, de 47 anos e natural de Piracicaba (SP), atua como advogado de Lula desde 2013, especializando-se em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, tanto nacionais quanto transnacionais. Se for indicado ao STF e aprovado pelo Congresso Nacional, será o ministro mais jovem na atual composição do Supremo.