Um dos jornalistas mais populares e queridos do Rio Grande do Norte, Jacson Damasceno, abriu o jogo nesta terça-feira (20), sobre a dependência química e psicológica dele do medicamento zolpidem. Segundo ele, o vício começou como forma de controlar crises de ansiedade.
"Cheguei a tomar oito por dia", disse ele, acrescentando que chegou a cometer "loucuras" por conta da medicação, como bate o carro e comprar uma air fryer falsificada - assista o vídeo ao final do post.
Jacson Damasceno trabalhou em veículos de grande audiência no Rio Grande do Norte, como a 96 FM (Jornal 96), Tribuna do Norte e Band RN. Atualmente, após enfrentar a depressão e a dependência de zolpidem, voltou a trabalhar na Band Bahia.
O QUE É ZOLPIDEM
Zolpidem é um medicamento hipnótico usado para tratar a insônia, induzindo o sono rapidamente e ajudando a mantê-lo, atuando no cérebro para promover relaxamento e sedação. É uma "droga Z", de tarja vermelha ou preta dependendo da dose, e age no neurotransmissor GABA, sendo eficaz para insônia ocasional ou crônica, mas seu uso deve ser estritamente médico devido ao risco de dependência e efeitos colaterais como amnésia.
Serve para indução e manutenção do sono: Ajuda a adormecer e a permanecer dormindo. Indicado para casos passageiros de insônia, transitórios ou crônicos.
O zolpidem atua no sistema nervoso central, potencializando o efeito do neurotransmissor GABA, que tem ação inibitória, promovendo relaxamento e sono. Pode ter efeito em 30-40 minutos (comprimido) ou 5-20 minutos (sublingual), com duração variada.
Ver essa foto no Instagram