Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Blog do Bolinha


Veto do Governo Lula pode fazer SAFs pagarem menos impostos que clubes associativos

SAF-aspect-ratio-512-320.webp

O governo federal decidiu vetar algumas alterações da lei da reforma tributária que reduziriam impostos sobre SAFs e clubes desportivos sem fins lucrativos. Com isso, as associações de futebol passarão a pagar uma carga bem maior do que as sociedades anônimas do futebol (SAFs), caso o texto seja mantido. As novas regras só entram em vigor em 2027.

Na prática, a carga tributária total de cada modelo ficou estimada da seguinte forma:

  1. Clubes associativos: 15,6% (10,6% do novo imposto, somados a 5% de INSS).

  2. SAFs: 6%.

Ou seja, o imposto dos clubes associativos sobe mais de 10% em relação à realidade atual, enquanto o das SAFs cresce apenas cerca de 1%.

No Rio Grande do Norte, a situação cria uma analogia direta entre os dois maiores clubes do Estado. O ABC, que segue no modelo associativo, tende a ser mais impactado pela nova tributação, passando a arcar com custos bem superiores. Já o América, que adotou o modelo de SAF, ficaria enquadrado na faixa de menor carga tributária, com vantagem financeira em relação ao rival, mesmo disputando as mesmas competições.

Os vetos do governo causaram preocupação em clubes associativos de grande porte, como Flamengo e Corinthians, que lideraram a articulação no Congresso para tentar reduzir a carga tributária. Em contrapartida, as SAFs contam com um lobby mais organizado, inclusive com manifestações públicas de ligas como a LFU.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado