O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez (foto), anunciou que o regime chavista começou a libertar “um numero importante” de presos políticos. A informação é do O Antagonista.
Em discurso nesta quinta, 8, Rodríguez afirmou: “O governo bolivariano, juntamente com as instituições do Estado, decidiu libertar um número significativo de cidadãos venezuelanos e estrangeiros, e esses processos de libertação estão ocorrendo a partir deste exato momento.”
“Nas próximas horas, haverá um número importante de pessoas venezuelanas e estrangeiras também. Queremos aproveitar sua pergunta para agradecer a quem sempre esteve ao lado do povo da Venezuela para defender o direito que temos à vida plena, à autodeterminação, à independência e à paz”, continuou.
Lula e Catar
Rodríguez fez um agradecimento especial ao presidente Lula, ao Catar e ao ex-presidente espanhol José Luis Zapatero.
“Agradecemos ao presidente José Luis Zapatero [ex-presidente da Espanha] que, há dez anos, vem somando sua capacidade para trabalhar em conjunto com toda a convivência nacional. Agradecemos ao presidente Luís “Lula” da Silva, agradecemos também ao governo do reino do Catar e, especialmente, queremos agradecer às instituições de Estado que atenderam ao chamado do governo bolivariano da presidente encarregada Delcy Rodríguez.
Considerem este gesto do governo bolivariano, com sua ampla intenção de buscar a paz, como a contribuição que todos devemos dar para garantir que nossa república continue sua vida pacífica e sua busca pela prosperidade”, acrescentou.
Balanço
Segundo a ONG Foro Penal, há 863 presos políticos no país.
Destes, 755 são homens, 106 são mulheres e um é menor de idade.
Do total, 687 são civis.