Nesta quinta-feira (8/5), às 13h08 (horário de Brasília), a tradicional fumaça branca saiu pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando ao mundo que a Igreja Católica Apostólica Romana tem um novo líder. O novo papa foi escolhido, após quatro rodadas de votação realizadas durante o conclave. A informação é do Meterópoles.
O nome do sucessor de Francisco — que será o 267º pontífice da história — deve ser anunciado em breve, conforme prevê o protocolo do Vaticano.
O conclave teve início na quarta-feira (7/5), reunindo cardeais de diversas partes do mundo em um processo de votação secreto e isolado. O objetivo: definir quem irá conduzir a Igreja nos próximos anos.
A fumaça branca é o sinal tradicional que anuncia a escolha do novo pontífice. Em seguida, o eleito é apresentado ao público na sacada central da Basílica de São Pedro, onde é proclamada a frase “Habemus Papam” (“Temos um papa”), cumprindo o ritual centenário da Igreja.
A cadeira papal estava vaga desde 21 de abril deste ano, data da morte de Francisco. Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano da história, assumiu o posto em 2013 após a renúncia de Bento XVI.