Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Pref Mossoro_Estacao Natal_1300x250px (1).png

Política

Troca na Segurança Pública de SP envolve eleições e PCC, dizem fontes

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A troca de comando na Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, oficializada nessa terça-feira (2) foi decisão pessoal do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), segundo fontes do Palácio dos Bandeirantes.

A informação é da CNN. Entre as motivações, estão a disputa eleitoral de 2026, na qual Guilherme Derrite (PP) disputará uma vaga no senado, e o combate ao crime organizado no estado.

Sobre eleições, o movimento é estratégico. Derrite já é considerado pré-candidato ao senado pelo Progressistas e deve ter apoio de Tarcísio durante a campanha.

O retorno à Câmara dos Deputados, mais uma vez, em um momento de debates importantes sobre Segurança Pública, é para dar mais visibilidade a Derrite, além da aproximação com lideranças importantes do Congresso Nacional.

Com relação ao combate ao crime organizado, o nome de Nico Gonçalves é que se destaca. Segundo fontes, Tarcísio sempre apoiou e elogiou iniciativas do agora secretário estadual no combate à facção criminosa PCC.

Em um momento também estratégico para o governador, seja para reeleição em SP, seja para disputa ao Planalto, Tarcísio precisa de bons resultados no combate ao crime organizado, e confia em Nico para conquistar avanços.

Segundo comunicado oficial do governo estadual, o novo secretário disse ter recebido o convite do governador Tarcísio de Freitas com “imensa alegria”. “Sou apaixonado por essa área. Como secretário-executivo, já participava das estratégias de combate ao crime organizado e redução dos índices criminais. Agora, quero continuar o bom trabalho e deixar o meu legado”, afirmou.

No entanto, a posição de número 2 na pasta indica que Derrite ainda mantém certo poder e proximidade com relação às ações da SSP. É que o novo secretário executivo, Paulo Maurício Maculevicius Ferreira - que será braço direito de Nico - era chefe de gabinete de Derrite, e chegou a ser promovido por ele para uma subsecretaria

A estratégia é manter Derrite com contato próximo com a SSP, para seguir monitorando ações e colhendo frutos eleitorais, disseram aliados do governador.

Vale lembrar que, caso Tarcísio decida disputar o Planalto em 2026, Derrite é considerado um possível sucessor para a disputa estadual - mesmo que o atual vice-governador Felício Ramuth (PSD) seja o favorito de momento.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado