O atacante Raphinha, do Barcelona, vai fechar o ano de 2025 como o brasileiro que mais fez gols e deu assistências, em todas as competições, entre jogadores das cinco principais ligas da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália). Ele marcou 24 gols e deu 17 assistências, de janeiro a dezembro.
A informação é do ge. O ano está quase acabando nas principais ligas da Europa (a Premier League ainda tem mais uma rodada), mas se pode afirmar que Raphinha terminará 2025 como o futebolista brasileiro com mais contribuições para gols na elite da Europa.
Em 32 jogos pelo Barcelona em 2025 relativos à temporada passada (2024/25), ele marcou 17 gols e deu 14 assistências, em todas as competições. E nesta temporada, em 16 partidas pelo time espanhol, foram mais sete gols e três assistências.
O atacante brasileiro teve como ponto alto no início deste ano a atuação contra o Real Madrid na decisão da Supercopa da Espanha: dois gols, assistência, vitória por 5 a 2 e título.
Raphinha também marcou dois gols sobre o maior rival do Barça no El Clásico da 35ª rodada da La Liga 2024/25, que deixou o título do Campeonato Espanhol praticamente encaminhado. Ele terminou a competição com 18 gols, 13 a menos do que o artilheiro geral Mbappé.
Mas na Champions League ele foi um dos principais goleadores, ao lado de Guirassy, do Borussia Dortmund, com 13 gols. Detalhe: Raphinha deu nove assistências na Liga dos Campeões, o que fez dele o jogador com mais contribuições diretas para gols na edição 2024/25 do torneio.
Ele marcou duas vezes — uma delas nos acréscimos — na vitória emocionante do Barcelona sobre o Benfica, por 5 a 4, que garantiu o time espanhol nas oitavas. Raphinha também balançou as redes da equipe portuguesa nos dois jogos do confronto no mata-mata, na ida do embate contra o Borussia Dortmund nas quartas de final, e na partida de volta contra a Inter de Milão na semi.
Apesar desse desempenho ao longo do ano, Raphinha ficou fora do pódio nas premiações individuais da revista France Football, a Bola de Ouro, e da Fifa, o The Best. O atacante do Barcelona inclusive não foi eleito para a seleção da temporada, o que gerou muitas críticas do técnico do time espanhol, Hansi Flick.
Dos outros brasileiros que atuam nas cinco principais ligas da Europa, quem chega mais perto dos números de Raphinha é o atacante Vinicius Junior, do Real Madrid. Juntando as estatísticas de janeiro a dezembro, Vini Jr marcou 13 gols e deu 16 assistências em 51 jogos pelo Real.
Vale mencionar o caso do atacante Igor Paixão, hoje no Olympique de Marselha, da França, mas que jogou parte do ano no Feyenoord, da Holanda. Ele marcou 21 gols e deu sete assistências em 43 jogos por clubes ao longo de 2025.