O procurador-geral da República, Paulo Gonet, indicou nesta sexta-feira. (29), dois procuradores para auxiliarem os trabalhos da CPMI do INSS, do Congresso. A indicação atende a requerimento do relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), aprovado pelo colegiado na última terça-feira, 26. A informação é do O Antagonista.
Foi solicitada ao Ministério Público Federal (MPF) a disponibilização de dois procuradores da República para prestarem apoio técnico investigativo à comissão, até o encerramento das atividades.
“Estima-se que será recebida por esta CPMI volumosa quantidade de dados e informações para análise em prazo exíguo, o que requer a formação de equipe multidisciplinar especializada e conhecedora do universo das investigações para auxiliar esta relatoria na condução dos trabalhos”, dizia a justificativa do requerimento de Gaspar.
Dessa forma, Gonet indicou o procurador regional da República Bruno Freire de Carvalho Calabrich e a procuradora da República Marcia Brandão Zollinger.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito investiga o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
A próxima reunião do colegiado está marcada para segunda-feira, 1º. Na ocasião, o colegiado votará novos requerimentos e deve ouvir o advogado Eli Cohen, responsável pelas investigações particulares iniciais que culminaram na deflagração da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal.
A operação foi deflagrada para combater o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Cohen foi convocado para prestar depoimento na CPMI.