Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

PMN---BANNER-SITE---1820x400.gif

Cidades

Papa nomeia novo bispo auxiliar para Natal

IMG_3690.jpeg

O Papa Leão XIV nomeou, nesta quinta-feira (12), o Monsenhor José Sílvio de Brito como bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal. A decisão atendeu a uma solicitação do arcebispo metropolitano, Dom João Santos Cardoso, e foi anunciada durante missa em ação de graças pelos 14 anos de episcopado de Dom João, celebrada na cripta da Catedral Metropolitana.

Atualmente, Monsenhor Sílvio exerce as funções de vigário geral da Arquidiocese de Natal e pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba. A ordenação episcopal está marcada para o dia 1º de maio, às 9h, na Catedral Metropolitana de Natal.

Natural de Cruzeta, no Seridó potiguar, José Sílvio de Brito nasceu em 26 de dezembro de 1970. Ele é filho de Francisco de Brito Filho e de Maria da Paixão de Brito (in memoriam), sendo o quinto de sete irmãos. Ingressou no Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, em 1993, onde cursou Filosofia e Teologia.

A ordenação sacerdotal ocorreu em 30 de junho de 2000, pelas mãos de Dom Heitor de Araújo Sales. Logo após, assumiu a administração da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, que abrangia os municípios de Santa Maria, Ielmo Marinho e Riachuelo.

Ao longo da trajetória pastoral, Monsenhor Sílvio atuou em diversas paróquias da capital e da Grande Natal. Foi pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, entre 2001 e 2010, e da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, até 2019. Em seguida, passou por Ceará-Mirim, pelas Quintas, em Natal, e, desde 2023, está em Macaíba.

Além da experiência paroquial, exerceu funções estratégicas na Arquidiocese, como coordenador de zonal, mestre de cerimônias, coordenador do Setor de Leigos, vigário episcopal para o clero e, desde o início do governo pastoral de Dom João Cardoso, ocupa o cargo de vigário geral.

Como bispo auxiliar, Monsenhor José Sílvio terá a missão de colaborar com o arcebispo nas atividades pastorais e administrativas da Arquidiocese, além de substituí-lo em caso de ausência ou impedimento. A nomeação reforça a estrutura de gestão da Igreja Católica na capital potiguar e região metropolitana.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado