Teatro lotado e alunos atentos às orientações repassadas. Durante todo o dia de hoje turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram do 1º Aulão de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As provas deste ano estão previstas para acontecerem no mês de setembro.
As aulas de português e matemática do 1º Aulão “De Olho no SAEB” para os alunos do 5º ano foram ministradas pelos professores Ellen Fadja Vieira Bezerra e Flaviana Alves da Silva (português – Colégio Diocesano) e Saulo Soares (matemática – Rede Municipal de Ensino). O evento é realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, em parceria com o Colégio Diocesano Santa Luzia.
Secretário adjunto de Educação, Adler Severiano ressaltou a importância do aulão como forma de incentivo aos alunos que vão se submeter à avaliação SAEB. “O aulão visa preparar os alunos, por meio de confraternização e informação, para aprimorarem ainda mais seus conhecimentos e submeterem-se ao exame”, destacou Adler.
A gerente pedagógica da SME Gilneide Lobo reforça que os aulões representam um suporte significativo para os alunos. “A realização de aulões dentro do Projeto de Olho no SAEB, é uma estratégia eficaz e definida com objetivos claros para ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes, como a resolução de problemas e a interpretação de textos, além de uma oportunidade para os alunos se motivarem e aumentarem a confiança em suas habilidades”, comentou Gilneide.
Para a coordenadora de projetos da SME Débora Paraxedes, o projeto “De Olho no SAEB” é fundamental para preparar os alunos para as avaliações de forma leve e eficaz. “O aulão vem ajudando os discentes a compreender a importância dessa avaliação e a se sentirem mais confiantes e tranquilos no momento da prova”, pontuou Débora.
A coordenadora dos anos iniciais Rilzonete Batista reforça a importância dos aulões para os alunos. De acordo com ela, o projeto “De Olho no SAEB” teve o total apoio dos secretários Leonardo e Adler, para que fosse realizado para mais de 1.500 alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. “Esse momento interativo de aprendizagem apresentado aos nossos estudantes é uma das ramificações que estão agregadas ao Projeto de Olho no SAEB 2025. Outras ações somativas do projeto foram as formações para os professores e supervisores com o foco no SAEB, aulas aos sábados e contraturnos com o mesmo objetivo por entendermos que todos nós somos responsáveis pelos resultados dos nossos estudantes”, concluiu Rilzonete.