A espera de uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, sinalizou que está disposto a seguir qualquer pedido do chefe do Executivo para permanecer no governo.
A noticia é do blog de TAINA GALVÃO. Após sofrer uma rejeição histórica e não conseguir o aval do Senado para compor o STF (Supremo Tribunal Federal), Messias havia dito a aliados que não pretendia seguir no cargo de AGU.
Jorge Messias conversou reservadamente com Lula na noite de segunda-feira (5), em um gesto de solidariedade do presidente após a derrota histórica no Congresso. Interlocutores afirmaram à CNN que Lula pediu serenidade ao AGU e disse que ainda conta com ele no governo, sem um convite formalizado a qualquer posto.
O indicado de Lula ao Supremo estava de férias para se dedicar à sabatina, mas retomou a agenda nesta semana, ainda sem uma definição sobre sua situação.
Nos bastidores, circula a possibilidade de Messias ser deslocado para o Ministério da Justiça, atualmente, sob o comando do ministro Wellington César e Lima, indicado pela ala baiana do PT com apoio do senador e líder do governo Jaques Wagner (PT-BA). O senador foi, inclusive, responsável pela articulação da indicação de Messias ao Supremo.
A aposta no entorno do Messias é de que ele aceitaria a missão caso fosse convidado por Lula.
A rejeição de Messias era algo que não acontecia em 132 anos. Lula ainda avalia a reação que terá diante da derrota. Petistas defendem o “tudo ou nada”, com a demissão de nomes ligados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), do governo e a retomada do discurso contra o Congresso Nacional.
Uma ala do governo prega cautela sob risco de Lula sair ainda mais enfraquecido do processo, com uma debandada de apoio do centrão à campanha à Presidência do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).