Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1366x244px.gif

Cidades

Médicos das UPAs de Natal paralisam atendimentos para cobrar salários atrasados

24937.jpeg

Médicos que trabalham em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Natal paralisaram os atendimentos, na manhã desta sexta-feira 16, em protesto para cobrar o pagamento de salários atrasados e melhores condições de trabalho. A matéria é do Agora RN.

Na UPA de Cidade da Esperança, os profissionais chegaram a cruzar os braços na porta da unidade. Por causa da paralisação, pacientes reclamam de uma espera superior a 2 horas no atendimento no local.

De acordo com a categoria, a paralisação é temporária e serve como “advertência”. Os atendimentos deverão ser normalizados no início da tarde.

Os médicos, que são ligados à Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed), reclamam principalmente de salários atrasados. Eles dizem que ainda não receberam o salário referente ao serviço prestado em dezembro de 2024 – ou seja, cinco meses de atraso.

Além disso, falam que trabalham em condições precárias nas UPAs.

O que diz a Secretaria

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) disse que a paralisação dos médicos “aconteceu sem causar prejuízo aos atendimentos de urgência e emergência à população”. Além disso, registrou que os atendimentos já estão normalizados.

Em relação aos pagamentos dos profissionais, a secretaria disse que já foram realizados, em 2025, os pagamentos equivalentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2024. “Na próxima semana, será liberado o pagamento referente ao mês de janeiro de 2025, totalizando cinco faturas mensais da cooperativa detentora dos serviços médicos”, enfatizou a SMS.

“A secretaria reforça que está empenhada e realizando de forma contínua os pagamentos a todos os prestadores de serviços vinculados a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, possibilitando previsibilidade no fluxo de caixa das empresas contratualizadas e possibilitando uma melhor gestão junto aos colaboradores vinculados às instituições”, acrescentou.

Em relação à estrutura física das unidades, a pasta reforça que a equipe do Departamento de Infraestrutura Física e Logística (DIFT) da secretaria realiza visitas periódicas para avaliação e realização de possíveis reparos no local. Os prédios em que as unidades estão localizadas foram inseridos também no cronograma de reformas a serem realizadas pelo município.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado