O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (12) que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, “não pode ter lado político”. A declaração ocorreu após o magistrado determinar a suspensão do canal de WhatsApp “Exército do Lula”, atendendo a um pedido da campanha de Flávio Bolsonaro (PL). Com informações do Metrópoles.
Lula questionou a decisão e afirmou que a Justiça Eleitoral estaria extrapolando em medidas contra sua campanha. “Para ele [Nunes Marques] achar que ele tem que cortar [o canal de WhatsApp], tem que mostrar qual a ilegalidade que tem. O que não pode é o presidente da Suprema Corte eleitoral ter lado na política. O lado dele tem que ser o da igualdade de comportamento. Da igualdade de procedimento”, declarou.
A fala foi feita após o presidente participar de uma missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, no Palácio da Alvorada.
O petista também criticou o que considera decisões excessivas contra sua campanha e afirmou que pretende ampliar sua atuação no aplicativo de mensagens.
“Acho que eles estão extrapolando em algumas decisões contra a minha campanha, isso é visível e já foi denunciado. Eu não vou criar só o Exército do Lula, eu vou criar o Exército, a Marinha, a Aeronáutica do Lula no WhatsApp”, disse.
A suspensão do canal gerou divergência dentro do próprio TSE. Ao determinar a retirada do conteúdo do ar, Nunes Marques contrariou uma decisão anterior do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, que havia concedido prazo para que as partes apresentassem informações adicionais sobre o caso.
Posteriormente, Cueva determinou o restabelecimento do canal e solicitou que a decisão fosse submetida imediatamente ao plenário do TSE, na primeira sessão virtual disponível. O ministro também pediu que a análise ocorresse com urgência, “preferencialmente em até 24 horas”.
Nunes Marques deve se reunir nesta terça-feira (13) com representantes das campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro para tentar reduzir as tensões em torno do caso, às vésperas do segundo turno das eleições de 2026.