Ladrões roubaram dinheiro e objetos de valor avaliados em aproximadamente 30 milhões de euros (R$ 196,7 milhões) após arrombarem o cofre de um banco na Alemanha com uma furadeira de grande porte, informou a polícia nesta terça-feira (30). A informação é do Estadão.
O roubo na cidade de Gelsenkirchen, no oeste do país, foi realizado por criminosos que abriram mais de 3.000 cofres contendo dinheiro, ouro e joias, segundo a polícia. Os autores do crime estão foragidos.
Após o roubo, o banco Sparkasse foi fechado “por motivos de segurança”, já que vários clientes, preocupados com seus bens, se reuniram em frente à entidade e ameaçaram os funcionários. Em um vídeo publicado pelo jornal alemão Bild, dezenas de pessoas tentaram forçar a entrada no edifício apesar da presença policial.
O método utilizado para o roubo desconcertou os investigadores. “É como no filme Ocean’s Eleven”, resumiu uma fonte policial que conversou com a AFP, “tudo se desenvolveu de maneira muito profissional”.
A investigação segue em curso, enquanto a identidade dos autores e o momento exato do roubo não foram revelados. Segundo a polícia, testemunhas teriam visto vários homens durante a noite de sábado para domingo, com grandes sacolas na escada de um estacionamento próximo.
Um Audi preto com placa roubada, dirigido por homens mascarados, saiu desse mesmo estacionamento na segunda-feira de manhã cedo, segundo imagens de vigilância revisadas pela polícia. O roubo foi descoberto na segunda-feira graças a um alerta de incêndio recebido pelos bombeiros./com AFP