O desfecho de uma das maiores investigações sobre rifas ilegais no Distrito Federal resultou na condenação do influenciador digital Kleber Rodrigues de Moraes, conhecido nas redes sociais como Klebim.
A Justiça sentenciou o youtuber a 9 anos, 11 meses e 15 dias de reclusão, além de cinco meses de prisão simples, em regime inicial fechado, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e promoção de rifas ilegais.
A sentença, publicada nesta sexta-feira (17/10) pelo juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Marcos Francisco Batista marca o ponto culminante da Operação Huracán, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em 21 de março de 2022, que desarticulou uma associação criminosa interestadual especializada em jogos de azar e lavagem de dinheiro.
De acordo com as investigações, o grupo liderado por Klebim operava um esquema sofisticado de rifas clandestinas de veículos de luxo.
Desde 2021, a quadrilha promovia sorteios de carros — muitos deles superesportivos — por meio das redes sociais, sem qualquer autorização do Ministério da Economia ou da Loteria Federal.