A Polícia Civil do Rio Grande do Norte resgatou, nesta segunda-feira (17), uma idosa de 79 anos que estaria vivendo em situação de violência e vulnerabilidade no bairro Candelária, Zona Sul de Natal. A ação foi realizada após autorização do Plantão Judiciário.
Segundo as investigações, a idosa era mantida em condições que colocavam em risco sua integridade física e saúde, além de ser privada de cuidados essenciais. Os policiais também apuram o desvio de seus proventos, que estariam sendo apropriados por duas mulheres, de 79 e 48 anos.
A Justiça determinou medidas cautelares contra as suspeitas, como a proibição de aproximar-se da vítima e de testemunhas, além da restrição quanto à administração da aposentadoria da idosa.
A operação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DEPID), com apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou equipe e ambulância para levar a vítima até uma Unidade de Pronto Atendimento. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) também participou da ação e encaminhou a idosa para acolhimento em uma Instituição de Longa Permanência.
A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo Disque 181.