A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2), a 19ª fase da Operação Uiraçu, voltada ao combate ao armazenamento e compartilhamento de vídeos contendo cenas de abuso sexual infantil na internet.
Em Afonso Bezerra, policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão e prenderam em flagrante um homem suspeito de armazenar material de abuso sexual infantil, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. O aparelho celular do suspeito foi apreendido e passará por perícia técnica para subsidiar as investigações.
A Polícia Federal reforça a importância de os pais e responsáveis acompanharem e orientarem os filhos tanto no mundo virtual quanto no físico, prevenindo situações de risco. Conversas sobre segurança online, monitoramento do uso de redes sociais, jogos e aplicativos, e atenção a mudanças de comportamento, como isolamento ou segredo quanto ao uso de dispositivos eletrônicos, são medidas essenciais de proteção.
A corporação alerta ainda que crimes de abuso sexual infantil devem ser tratados com a devida seriedade, destacando que a terminologia correta ajuda a dimensionar a gravidade da violência contra crianças e adolescentes.