Cerca de 3,51 milhões de candidatos aguardam a divulgação do gabarito oficial das questões objetivas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento será publicado na próxima quinta-feira (13), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa em Brasília, na noite deste domingo (9). O gabarito estará disponível no portal do Inep, na seção “Provas e Gabaritos”.
A data de divulgação representa uma antecipação em relação ao edital, que previa a publicação até o décimo dia útil após o segundo dia de aplicação, ou seja, até 28 de novembro.
Primeiro dia de provas
No domingo (9), os candidatos responderam a 90 questões objetivas — 45 de linguagens e 45 de ciências humanas —, além de produzirem uma redação dissertativo-argumentativa com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.”
As provas foram aplicadas em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios das 27 unidades da federação.
Cronograma do Enem 2025
-
13 de novembro: Divulgação do gabarito oficial do primeiro dia de provas.
-
16 de novembro: Aplicação do segundo dia de provas, com 90 questões de matemática e ciências da natureza.
-
17 a 21 de novembro (até 12h): Prazo para solicitar reaplicação das provas, em casos de problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
-
30 de novembro e 7 de dezembro: Aplicação especial em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), por causa da COP30.
-
16 e 17 de dezembro: Reaplicação oficial do Enem 2025.
-
Janeiro de 2026: Divulgação dos resultados oficiais (data a ser confirmada pelo Inep).
O resultado dos treineiros será liberado cerca de 60 dias após a divulgação do resultado geral. Nesse mesmo período, será disponibilizada a vista individual da redação, permitindo que os candidatos verifiquem o desempenho em cada competência avaliada.
Com informações de Ponta Negra News