O Clube de Regatas do Flamengovenceu o Palmeiras no estádio Monumental de U, em Lima, no Peru, neste sábado, 29, por 1 a 0, com gol do zagueiro Danilo, e conquistou a Copa Libertadores da América de 2025. O Rubro-Negro carioca é o primeiro tetracampeão brasileiro da competição, tendo levado os títulos de 1981, 2019 e 2022 também. A informação é do O Antagonista.
Na campanha deste ano, a equipe comandada por Filipe Luís teve oito vitórias, três empates e duas derrotas, com 13 gols marcados no total e 5 sofridos. É o quarto título do ex-futebolista no comando do Flamengo, com a Copa do Brasil (2024), Supercopa do Brasil (2025) e o Carioca (2025).
O primeiro tempo da partida em Lima foi muito truncado, com várias faltas de ambos os lados. Os goleiros sequer fizeram uma defesa. O gol do Rubro-Negro veio aos 22 minutos do segundo tempo. Danilo mandou para o fundo da rede alviverde de cabeça após cobrança de escanteio do meio-campista Arrascaeta.
Com a conquista da Libertadores, o Flamengo receberá um prêmio de 24 milhões de dólares (cerca de 128 milhões de reais) e garante vagas na Copa Intercontinental da FIFA 2025 e no Mundial de Clubes da FIFA 2029.
Essa foi a segunda final continental entre os dois times. Na primeira, em 2021, o Palmeiras levou a melhor. O clássico de 2025 garantiu ao futebol brasileiro um sétimo título consecutivo. O Rubro-Negro e o Verdão paulistano ganharam dois títulos cada desde 2019.
Flamengo e Palmeiras estão também na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de 2025. A duas rodadas do fim da competição, o time carioca está na liderança, com 75 pontos, e o time paulistano vem em segundo lugar, com 70 pontos. Já o Cruzeiro, de Belo Horizonte, tem 68 pontos, com uma partida a menos; a Raposa vai jogar neste sábado contra o Ceará, fora de casa, a partir das 21h.
A próxima partida do Flamengo, também pelo Campeonato Brasileiro, será na quarta-feira, 3, contra o Ceará, no Rio. Já o Palmeiras enfrentará o Atlético Mineiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte, também na quarta-feira.