Por Hellen Jambor - Jornalista da 96FM
A fila de pacientes à espera de cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte chegou a 33 mil pessoas — número superior à população de mais da metade dos municípios potiguares. A informação foi apresentada pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, nesta quarta-feira (13), durante audiência pública da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa.
Isso representa um crescimento considerável no número de pessoas nessa fila. Em 2023, o número era de 27.492, o que corresponde a um aumento de cerca de 20%.
O dado da situação atual foi apresentado durante a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2025. O secretário apresentou informações sobre investimentos em serviços hospitalares, ampliação de leitos, vacinação e indicadores de saúde pública. Ele reconheceu atrasos nos pagamentos a fornecedores, mas afirmou que, atualmente, o prazo segue o contrato e a legislação, de até 90 dias.
Sobre UTIs pediátricas e neonatais, Motta disse que a reabertura de leitos fechados deve ser discutida em reunião ainda nesta semana com fornecedores.