Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que perderam um ou os dois dias de prova por motivos de saúde ou de problemas logísticos têm direito a uma segunda chance: participar da reaplicação em 16 e 17 de dezembro.
Para isso, é obrigatório solicitar a reaplicação a partir desta segunda (17) até as 12h de 21 de novembro (horário de Brasília).
Atenção: os participantes que farão o exame em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, em 30 de novembro e 7 de dezembro, terão outro prazo para solicitar a reaplicação — de 8 de dezembro até as 12h do dia 12 de dezembro.
Quem pode pedir para fazer a reaplicação?
- Participantes afetados por problemas logísticos, por falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais na região;
- Candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas (tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19).
Como fazer a solicitação?
- É preciso entrar na Página do Participante e inserir login e senha.
- Entre 17 e 21 de novembro, o candidato poderá abrir o pedido de reaplicação para fazer o Enem em dezembro.
- Se a justificativa for relacionada a problemas de saúde, será preciso anexar documentos comprobatórios (como exames e atestados médicos). Nos casos de falhas logísticas, o próprio Inep irá analisar a situação do local de prova em que o participante estava inscrito.
Passei mal durante a prova. Posso pedir reaplicação?
- Não. Se você deixou o local de prova antes do horário permitido (15h30), mesmo que tenha sido por problema de saúde, está eliminado do Enem 2025.