A Polícia Judiciária de Portugal informou nesta sexta-feira (5) que um cidadão alemão, inicialmente dado como morto no acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, está vivo e internado no Hospital de São José. Ele estava acompanhado da esposa e do filho de 3 anos. A criança está em estado crítico no Hospital de Santa Maria, e a mãe também segue hospitalizada.
O acidente aconteceu na quarta-feira (3), quando o bondinho, que liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, descarrilou e colidiu contra um prédio. Pelo menos 16 pessoas morreram e 21 ficaram feridas, incluindo três brasileiros. Imagens mostram o veículo tombado e gravemente danificado após uma curva da ladeira.
As vítimas confirmadas são de diversas nacionalidades: 5 portugueses, 3 britânicos, 2 sul-coreanos, 2 canadenses, 1 suíço, 1 ucraniano, 1 americano e 1 francês.
Investigações do Ministério Público e da Polícia Judiciária de Lisboa apontam que o descarrilamento pode ter sido causado pelo rompimento de um cabo de tração durante a curva.
O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, lamentou a tragédia inédita na cidade, enquanto moradores e turistas acompanharam consternados os trabalhos de resgate.