A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 85ª Delegacia de Polícia de João Câmara, deflagrou nesta terça-feira (28) a 2ª fase da Operação Torniquete, com o objetivo de desarticular um núcleo de facção criminosa responsável pela distribuição de drogas no município, na região do Mato Grande.
Durante a ação, os policiais apreenderam 141 porções de maconha, 186 porções de cocaína e 25 de crack, além de três balanças de precisão, armas de fogo (espingarda calibre 12 e revólver calibre 38) e munições. A operação tinha como alvos dois irmãos foragidos da Justiça, de 20 e 23 anos, que reagiram à abordagem e foram baleados durante o confronto. Ambos foram socorridos ao Hospital Regional de João Câmara, mas não resistiram aos ferimentos.
Em outro ponto da operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em um endereço vinculado a um homem de 24 anos, apontado como líder da facção na cidade. No local, os agentes apreenderam uma pistola calibre 380, munições, aparelhos eletrônicos e um veículo Ford Ranger.
De acordo com as investigações, os suspeitos atuavam na logística do tráfico, controlando o fluxo de entorpecentes entre Natal e João Câmara, além de estarem envolvidos em homicídios consumados e tentados registrados recentemente no município.
A operação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). O nome “Torniquete” faz referência à forma organizada e interligada como o grupo atuava, mantendo fluxo constante de drogas e tentando conter as ações policiais que afetavam suas atividades criminosas.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de João Câmara e pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas. O investigado preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.