Saúde pública, educação, qualificação de mão de obra, saneamento básico e oportunidade de trabalho para a moradores de Parnamirim (RN) foram temas da oficina do Projeto Rota 22, na tarde desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Parnamirim, marcando a chegada do projeto à Região Metropolitana de Natal, que nesta quinta-feira (7), a partir das 14h, no espaço Alegria de Saber, em Extremoz, realiza nova oficina. O Rota 22 é uma iniciativa do Partido Liberal (PL) em parceria com o Instituto Álvaro Valle.
Levaram a mensagem do PL, o vereador de Natal, Subtenente Eliabe, o ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, e o comunicador e ex-candidato a prefeito de Parnamirim, Salatiel de Souza. Participando da oficina, Michael Diniz (PL), vereador de Parnamirim (RN), externou o desafio da política empreendedora que o Partido Liberal tem no seu espírito enquanto partido político. "A ideia empreendedora tem que ser estimulada e fomentada", disse.
Gabriel Cesar, vereador de Parnamirim (RN), falando da crise no atendimento à saúde em Parnamirim, defendeu o entendimento entre as gestões das cidades vizinhas para que não ocorra negativa de atendimento às pessoas que residem em regiões de fronteira das cidades. "É preciso normatizar o atendimento e as prefeituras resolverem este problema", disse o vereador, contador e pós-graduado em poder legislativo e políticas públicas.
Rachel Ribeiro, mulher, mãe, cuidadora e agente de transformação, compartilhou o propósito de construir uma cidade mais justa, humana e que respeite as dores e os direitos de quem cuida e de quem é cuidado. Também fez uma alerta: "Precisamos conscientizar os jovens desde cedo. As pessoas preferem o Bolsa Família do que o trabalho. E isso gera mão de obra desqualificada. É preciso fazer este chamamento".
Já Gabriela Fagundes, arquiteta e urbanista, integrante do PL Mulher Parnamirim, chamou os presentes para o olhar da formação de mão de obra no setor da construção civil. "É um setor que tem recurso, movimenta a economia, mas que precisa de trabalhador qualificado", disse.
Idealizado pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), o Rota 22 já passou por diversas regiões do estado — como o Seridó, Alto Oeste, Mato Grande, Trairí, Agreste e Potengi — reunindo prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, filiados e apoiadores em encontros regionais que debatem os desafios locais e as perspectivas para 2026.
Fique conectado com o Rota 22 — acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22, e no canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.