Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_1366x244px.gif

Edmo Sinedino


Curtinhas: Flamengo é tetra, o retranqueiro, Filipe Luís, Neymar, reta final e mais

tetra_09.jpg

Flamengo é tetracampeão

A final deste sábado, Flamengo 1 x 0 Palmeiras, não foi tão ruim quanto a decisão de Palmeiras 1 x 0 Santos, em 2021, mas se dependesse somente de Abel Ferreira teria sido. Um festival de anti-jogo e futebol sem criatividade, que marca negativamente a equipe que, esse ano, gastou R$ 700 milhões em montagem e remontagem e tem o elenco mais rico de toda a América Latina. Futebol chinfrin, seu Abel!. Em comum nas duas finais, a de 2021 e a de 2025 o gol do título, aquele, marcado por um perna de pau, Breno Lopes, e o de hoje por um zagueiro-lateral ruim, que, com esse gol, evidente, se garante em mais uma Copa do Mundo cometendo falhas e nos fazendo raiva, mas é  assim o subjetivo futebol.  Apesar de não brilhar tanto, só o Flamengo buscou o jogo, o ataque, a vitória. O time de Abel Ferreira fez um primeiro ataque aos 20 minutos de jogo e um outro, aos 45. Somente, acreditem, nos minutos finais, entendeu que devia atacar, e foi aí que ficou evidente que poderia ter tirado muito mais proveito de uma defesa ruim, formada por Alexsandro, Varela e Danilo, onde só escapa o Léo Pereira, mas aí era tarde, era pouco tempo restante. Uma derrota, um fracasso, mais um, com a marca registrada do retranquismo de Abel Ferreira. 

Pulgar merecia expulsão

Um detalhe que não posso deixar escapar. Não sei se mudaria alguma coisa, mas foi algo inacreditável e imoral o árbitro argentino não ter expulsado o Pulgar, lance criminoso de agressão sobre o zagueiro Bruno Fuchs. E o tal do Var, serve para quê mesmo? Quer dizer, esses absurdos do apito não são uma primazia do futebol brasileiro, em todos os lugares vemos a repetição de coisas inaceitáveis. Apologia à violência pura. Zero para você, Dario Herrera, reieira.

O retranqueiro

E agora, o que será que a imprensa paulista vai dizer do "deus" Abel Ferreira? Impressionante como tanta gente se deixa enganar por esse portuga boçal que, mesmo comandando o plantel mais rico das Américas (junto com o do Flamengo) passa, acreditem, um ano inecreditável de jejum de títulos, mesmo tendo uma absurda superioridade de qualidade neste mesmo plantel. Perdeu o Paulista para o rival Corinthians, repetiu a dose no mata-mata da Copa do Brasil, 1 a 0 e 2 a 0 para o Timão, está praticamente sem chance de ganhar o Brasileiro, e neste sábado também perdeu a Libertadores, 1 a 0 para o Flamengo.

O gigantismo de Filipe Luís

Um feito notável para um seleto grupo de pessoas no mundo. Filipe Luís é apenas o nono campeão da Libertadores como jogador e como treinador. Faturou o caneco duas vezes pelo Fla como atleta: em 2019 e 2022 e neste sábado três anos depois, o tetracampeonato ao vencer o Palmeiras na final em Lima, desta vez como treinador. E tem mais: o ex-ala se junta a um grupo ainda mais raro: agora são seis os nomes que conquistaram a Libertadores como jogador e como técnico pelo mesmo clube. O pioneiro foi o argentino Roberto Ferreira; depois vieram Juan Martín Mujica, José Osmar Pastoriza, Marcelo Gallardo e o brasileiro Renato Gaúcho. Agora, Filipe entra para essa galeria de feitos gigantes. E bastava um tropeço do Rubro-Negro para que alguns imbecis começassem a pressionar para vir um estrangeiro. O cara tem apenas pouco mais de um ano como treinador.

Cruzeiro empata com o Bahia

E mais uma boa notícia para a torcida do Flamengo: o Cruzeiro, que ainda tinha chance mínima de atrapalhar o título carioca ficou no empate de 1 a 1 contra o Bahia e está fora. Ele teria que vencer os três jogos - Bahia, Botafogo e Santos e torcer para que o Flamengo pelo menos empatasse com o Ceará a perdesse na última rodada para o Mirassol, resultados que não seriam tão absurdos, levando-se em consideração a maratona do Fla. Agora, somente o Palmeiras, que precisa vencer os dois jogos e torcer por dois tropeços do Fla. Difícil. 

Reta final de sufoco

E a reta final do Brasileiro promete muita emoção. Com a vitórioa do Vasco, 5 a 1 sobre o Internacional, e triunfo do Santos sobre o Sport, o Internacional, para desespero dos gaúchos apareceu pela primeira vez no Z4 e correu para anunciar Abel Braga. E agora? O Vitória venceu o Mirassol, 2 a 0, respira na 15ª colocação, mas ainda sob risco, pois joga fora contra o Bragantino, dia 3, fora e encerra contra o São Paulo, em casa. Ceará a perigo também. Tem Fla fora e Palmeiras em casa. 

Neymar fez grande jogo

Eu vi o jogo do Santos, vitória de 3 a 0 sobre o morto Sport. Muita gente vai justificar assim: contra o Sport...Mas pra mim valeu. Vi o Neymar, em vários lances, de sempre, com grande categoria, visão de jogo, apetite de gol e classe, esbanjando qualidade técnica. No comportamento, o imbecil de sempre, e isso nunca vai mudar. Quem sabe, com o Acelotti (espero que o italiano não deixe ele ditar regras ou o Neymar pai invadir o vestiário) a coisa possa ser diferente e a seleção brasileira agir como uma equipe de futebol profissional e não de jogadores metidos a a artistas. Na partida, Ney fez gol, deu assistência e poderia ter marcado mais dois, e presenteado mais dois, caso seus companheiros ajudassem um pouco mais.

América e a psicologia

Na manhã deste sábado (29), seguindo o planejamento da comissão técnica de pré-temporada, o elenco alvirrubro realizou atividades específicas aplicadas à Psicologia do Esporte. O treinamento foi conduzido pelo psicólogo do clube, Pedro Canísio, que acompanha os atletas desde o primeiro dia de pré-temporada.

----

Muito importante a presença de um profissional da psicologia. Sempre defendi essa necessidade, principalmente no acompanhamento dos jovens valores. Mas é claro, todo mundo precisa cuidar da cabeça, afinal , se o atleta não estiver bem psicologiamente seu rendimento em campo vai cair.

Futebol feminino

Neste sábado, na largada da quinta rodada do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino, o ABC goleou o Alecrim de 6 a 1, enquanto Globo e Potiguar de Mossoró ficaram no empate sem gols. Monamy e Baraúnas não foi realizado. Neste domingo,30, teremos Estrela Potiguar x Parnamirim e Gramoré x União, quanto será definida a última equipe semifinalista. Na rodada foi registrado um WO, a equipe do Baraúnas não compareceu.

Meu medo

De repente, chega uma notícia preocupante vinda do Seridó. o Potyguar talvez não tenha condição de participar do Estadual por falta de aporte financeiro. Será que vai se repetir com o Leão de Currais Novos a mesma coisa que se deu com o UNIVAP na Segundona? É nessas horas que a gente vê a falta de parceria de uma federação, pois a entidade se fizesse o papel de gestora entraria em campo para não deixar esse tipo de coisa acontecer. Infelizmente, as coisas mudaram muito.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado